#2 Opinião de Miguel Ângelo - Cozinha, a arte de explorar

13:28

     

O que eu vou dizer pode ser para muitos a coisa mais comum que já ouviram em toda a sua vida, mas para outros será o relembrar do que nos faz felizes.

 Sim, refiro-me a todos aqueles que acham que cozinhar é utilizar os alimentos e criar um prato. Bom, também é isso de certo, mas o que eu pessoalmente acho, é que ao utilizarmos os alimentos estamos a fazer magia; a mais pura de todas as magias, porque vejam, é através da cozinha que uma grande massa de pessoas obtém uma elevadíssima percentagem de prazer... puro prazer.
   Eu pessoalmente quando cozinho não estou a pensar como será o produto final, apenas me deixo levar pela onda de sabores e olfatos que me conduzem ao mundo da imaginação e do improviso. Se dissermos a várias pessoas que confeccionem um mesmo prato, por exemplo, um simples arroz de marisco, no final dessa experiência, a mais óbvia conclusão seria que todos os pratos preparados eram de algum modo distintos. Cada um é um só e o que cada um fará será também único. Será a cozinha um fenómeno que poderia ser estudado pela psicologia? claro que sim... o que me leva a afirmar isto é o facto de que todos os que cozinham têm e experienciam diferentes sensações, cada um obtém prazer desta arte de uma forma relativa e pessoal. Daí a que, na minha opinião, cada um de nós consiga extrair de cada alimento um sabor que mais ninguém consegue, por mais próximos que estejam terão sempre um toque pessoal. Mas voltando à essência do que me trouxe aqui, a cozinha, no sentido objectivo é o palco de todos nós, que dia após dia temos a coragem de o pisar cada vez com mais vincualtividade e certeza  e no sentido subjectivo é o que se poderia considerar, o inexplicável, mas podemos tentar a adjectivá-la como a arte da magia da criação, através da qual cada um consegue criar uma panóplia de situações relativas e subjacentes a si mesmo.
  
  Posso afirmar que a cozinha é das artes mais complexas e é em primeiro lugar essencial para a vida humana. Para além de nos manter vivos, dá-nos a oportunidade de sermos criativos. O que no seu início era uma coisa bastante básica tornou-se, com a sua vastidão e plenitude, em algo muito mais denso e considerado por muitos superior.
  Assim concluo que é quando entro para a cozinha e sei que vou criar algo único e novo que me sinto mais satisfeito e cheio de prazer. Uma das coisas que também me dá mais agrado é cozinhar para outras pessoas, porque posso apreciar as reacções faciais ao sabor que cada um deles está a sentir, mas isto é outra conversa que poderia durar infinitamente.
  Embora não tenha dito tantas coisas que há para dizer sobre esta arte, penso que quem leia isto, de certo que se irá inspirar profundamente para o jantar de hoje. 





You Might Also Like

0 comments

Com tecnologia do Blogger.

O QUE MAIS GOSTA NO BLOG?

Like us on Facebook

Popular Posts