ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL

19:52








Dia 7 chegou. 
Este é o primeiro artigo de TecBULASias (tecnologias) no Às Bulas por Três! 
O tema de hoje é: Óculos de Realidade Virtual. Na próxima semana espera-nos um artigo bem mais curto. Os óculos de Realidade Virtual pretendem completar o mundo real com mais informações (por exemplo ao olhar para um dado monumento surgindo informações sobre o mesmo) ou então simular totalmente “novos mundos” (visualizando jogos em 360⁰). Seguem-se três vídeos: um que explica as capacidades dos óculos da Microsoft, e outro, que mostra as capacidades dos óculos da Google (em Londres), o terceiro é uma “paródia” ao que seria usar uns óculos Windows com bugs.


Microsoft HoloLens

 Foram apresentados em Janeiro, correm o Windows Holographic e as aplicações para o Windows 10 serão facilmente adaptadas. Têm um design moderno, curvo e fazem lembrar os óculos de esqui. São independentes, não precisando de qualquer computador ou smartphone para funcionarem. Pretendem criar mundos virtuais através de hologramas. Poderão ser facilmente utilizados por designers para mostrar a futura decoração de uma casa ou por turistas a passear num museu ou na rua de qualquer cidade. A NASA está a trabalhar com a Microsoft para treinar futuros astronautas para a exploração a Marte usando estes óculos.


Google Glass 

Foi com o aparecimento desta proposta da Google que os óculos de realidade virtual se começaram a ouvir falar a uma escala Global. Têm a grande vantagem de poderem ser usados mesmo por pessoas com problemas de visão, já que podem ser acrescentadas as lentes dos óculos tradicionais. O software corre num pequeno retângulos transparente externo às lentes. Os óculos ainda vêm equipados com uma câmara. Foi inicialmente lançado de forma exclusiva para alguns developers, universitários e empresas. Chegou a ser usado numa cirurgia na Cuf Infanto Santo. Surgiu com o preço de 1500 $, mas entretanto foi retirado do mercado para aperfeiçoamentos, como o aumento da autonomia.


Samsung Gear VR by Oculus

 Quando a Samsung lançou o Galaxy Note 4 apresentou também os seus óculos de realidade virtual. Estes pretendem ser usados para visualização de jogos ou filmes. A Samsung já fez uma parceria com uma companhia aérea Qantas, para este dispositivo ser disponibilizado nalguns voos. O custo do equipamento é de 249 $ mas acresce o valor do Galaxy Note 4 (699 $). O smartphone é usado como ecrã, onde são projetadas as imagens em 3D. O grande problema deste equipamento parece ser o seu peso, e não se ver literalmente nada à frente para além do que é mostrado no ecrã. 


Sony SmartEyeglass e Sony Personal 3D Viewer 

A Sony tem duas propostas distintas: o Sony SmartEyeglass e o Sony Personal 3D Viewer. O primeiro é uma espécie de Microsoft HoloLens e Google Glass, contudo com um design mais tradicional e com o software ainda em desenvolvimento e com poucas funcionalidades. Para além disso vem com um controlador ligado com um fio, que não faz muito sentido nem é prático O segundo, como o nome indica, são uns óculos de visualização 3D. São mais vocacionados para um público gamer. São semelhantes ao Gear VR, mas foram lançados antes deste. Custam £1,299 na versão Wireless.



Apple iGlass? 

A Apple ainda não divulgou se está ou não a desenvolver óculos de realidade virtual, contudo já foram encontradas algumas patentes, da empresa mais valiosa do mundo, também nesta área. Provavelmente está ainda a estudar o mercado, para quando lançar alguns óculos estes sejam um sucesso de vendas.



Era capaz de usar alguns destes óculos? No seu dia-a-dia ou no seu trabalho teriam alguma aplicação prática? Diga-nos nos comentários.



Links úteis referidos no artigo:





Artigo escrito para o Blogue Ás Bulas por Três em Fevereiro de 2015. A reprodução parcial ou integral do presente artigo deverá ser comunicada para o endereço de email vitor.madeira.silva [em @ at] live.com.pt e sempre acompanhado das referencias ao seu autor e ao Blogue onde está presente. Pode referir-se a este artigo da seguinte maneira [Norma Portuguesa 405-4]: MADEIRA SILVA, Vitor ‐ TecBULASia by Vitor Madeira Silva: Apresentação [Em linha]. Lisboa : Ás Bulas Por Três. [Consult. (data da ultima atualização do site) ]. Disponível em WWW < URL: http://asbulasportres.blogspot.pt/ >




You Might Also Like

0 comments

Com tecnologia do Blogger.

O QUE MAIS GOSTA NO BLOG?

Like us on Facebook

Popular Posts