A Viagem pelo sonho

21:43





A palavra e o conceito estiveram associados ao Parque dos Poetas desde o primeiro momento. Porque ele é, na essência, o resultado de um sonho.
Desde logo, o sonho de ver nascer, em Oeiras, um grande parque urbano vocacionado para o lazer, o desporto e a cultura.
Sonho que começou a tomar forma no primeiro mandato de Isaltino Morais como presidente da Câmara Municipal de Oeiras (1985-1989), enquanto decorriam os trabalhos de preparação do primeiro Plano Diretor Municipal.
As justificadas e prementes pretensões urbanísticas que se faziam sentir sobre a extensa faixa de 25 hectares que se estendia desde a atual rotunda da Fonte Luminosa até ao Viaduto do Espargal pareciam constituir, então, o principal obstáculo à concretização do sonho.

Cada vez que vou para Lisboa faço sempre questão de passar por este parque em Oeiras.
Este não é um parque qualquer , aqui respira-se poesia, respira-se cultura.
Estão distribuídas pelo parque inúmeras esculturas de vários poetas portugueses , inclusive uma gruta, das ninfas de Camões, estão ainda gravados poemas no chão, espalhados pelo parque.     







A primeira fase do Parque dos Poetas – dez hectares onde estão representados, em esculturas da autoria de Francisco Simões, 20 poetas do século XX – foi inaugurada a 7 de junho de 2003. O sonho continua a concretizar-se, em 2013, com a consagração de outros 13 vultos literários, desde os Trovadores à Renascença, numa área de sete hectares, mantendo-se o princípio da Alameda dos Poetas como eixo estrutural do Parque, garantindo a ligação e a continuidade da primeira fase para a segunda.












Ao olhar para tudo isto fico, desiludido com aquilo que se faz com os jardins da cidade de Chaves, ou melhor, não se faz...
Chaves tem uma área verde enorme, mas um jardim ou parque bonito não é só relva , é preciso flores, arbustos , ter uma arquitectura moderna , onde as famílias possam passear , mas nada disto é real ,infelizmente parecem lameiros de pasto. 


Texto | Site oficial do parque dos poetas
http://parquedospoetas.cm-oeiras.pt/

Fotos | Ruben Bulas Salgado

Local | Parque do poetas - Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras 12, 2780-379 Oeiras

You Might Also Like

0 comments

Com tecnologia do Blogger.

O QUE MAIS GOSTA NO BLOG?

Like us on Facebook

Popular Posts